12 de fevereiro de 2014

Passagens do livro "Morte Súbita"

Faltavam apenas umas 250 páginas ontem, quando escrevi a resenha do livro Morte Súbita. Horas e horas de leitura hoje me permitiram terminá-lo. Triste. Do tipo "final realidade" e não o final feliz que geralmente esperamos em obras de ficção.

"Finais realidade" são importantes, pois dependendo da história um final floreado o bonitinho não faria jus a toda trama. Penso que talvez tais finais nos tragam a consciência de que independente da forma como as vida segue na realidade, se a virmos com olhos mais cuidadosos e assíduos encontraremos bonitas narrativas em todos os lugares. E que finais felizes podem ser diferente dos grandes estereótipos.

Apenas fiquei tentada a transcrever algumas passagens do livro que gostei mais.

"O psicólogo havia lhe dito para não tentar confirmar ou contradizer o conteúdo desse tipo de pensamento. Tinha apenas que reconhecer a existência dele e seguir em frente, como se tudo fosse absolutamente normal, mas isso era como tentar não coçar uma coceira insuportável".

"... uma minúscula  fagulha de esperança se acendeu dentro ela, imaginando que Tessa pudesse interceder a seu favor. Será que a compreensão do desespero ... poderia, enfim, provocar uma ruptura na desaprovação implacável da sua mãe, no seu desapontamento constante, no seu criticismo empedernido e sem fim?"

"... mas principalmente riam porque estavam rindo, alimentando os próprios risos até não aguentarem mais".

"No fundo desejava uma vida que havia vislumbrado, mas jamais experimentara. No entanto, essa mesma vida desejada o assustava. Escolher é algo perigoso: quando escolhemos, temos que abrir mão de todas as outras possibilidades".

E sobre esta última passagem me lembrei de um filme muito bom: Senhor Ninguém (Mr. Nobody, 2009), no qual a infinita possibilidade retrata múltiplas vidas que poderiam ser vividas e a certeza de que nunca estaremos livres de alegrias e decepções/traumas/tristezas. Vale a pena assistir.




Estamos continuamente nos equilibrando entre escolhas e consequências. Entre momentos, decisões, atitudes e pessoas.
Mais um livro que acaba, recomendo a todos esta leitura tão intensa e bem construída.


Nenhum comentário:

Postar um comentário